Sobre

Meu Canteiro

O Projeto apresentado tem como objetivo oportunizar as crianças a vivenciarem situações de aprendizagem com o contato direto na horta. Através da horta escolar e da multidisciplinaridade, muitos assuntos poderão ser abordados para o aprendizado das crianças, como sustentabilidade, empreendedorismo, educação ambiental, qualidade de vida entre outros. Os temas tratados em sala de aula poderão ser trabalhados na prática, dessa forma a criança terá um entendimento melhor do que foi proposto, onde os questionamentos poderão surgir com mais facilidade bem como as respostas.

Este projeto não visa somente o conhecimento de como se organiza e se mantém uma horta, mas sim, de toda uma construção de conhecimentos com reais significados para a criança e também para quem está auxiliando nesse processo.

Além da participação das crianças, é de suma importância buscar a integração de todos que participam da escola, seja das merendeiras, zeladoras, professores, gestores, dos pais, e da comunidade ao entorno, proporcionando troca de experiências, promovendo a conscientização ambiental, influência nas escolhas alimentares, entre outros valores, levando -os para a vida prática das pessoas.

Justificativa

Nunca foi tão falado em sustentabilidade, meio ambiente e qualidade de vida como nos dias de hoje. Dessa forma, o projeto ‘MEU CANTEIRO” tem o intuito de plantar uma sementinha nessa nova geração no sentido de colaborar para as reflexões sobre o uso da terra, conscientização a respeito da importância da alimentação saudável, da preservação ambiental, da sustentabilidade, e ainda, contribuir para que sejam multiplicadores de boas práticas e de futuros empreendedores. Neste contexto, a construção de hortas escolares é oportunizar as crianças a terem uma real vivência e experiência de serem protagonistas de todo esse processo.

O contato direto com a terra, as diversas descobertas do que ela pode proporcionar, o dia a dia acompanhando a evolução de todo o trabalho realizado, desde o plantio até a colheita e os cuidados necessários para a sua manutenção, tudo isso, é sem sombra de dúvidas uma educação diferenciada, quer resgata valores, que promove transformação, renovação e dá sentido à aprendizagem.

Além de ser um ensino-pedagógico é uma proposta coletiva, que busca incentivar a participação dos pais e da comunidade, contribuindo para integração das famílias, promovendo afetividade, trabalho em equipe e o lazer, acreditando na transformação social. Dessa forma, fortalece muito a comunidade, pois os conhecimentos adquiridos podem incentivar o cultivo de uma horta em casa ou até mesmo o aprendizado de uma nova profissão e ao mesmo tempo desperta a consciência ambiental.

Tudo isso, é uma soma de informações que impulsionam o desenvolvimento das crianças para agirem de maneira mais consciente e com responsabilidade preservando a natureza, para que futuras gerações possam usufruir dos benefícios que a terra nos proporciona.

Descrição

Neste primeiro momento o projeto será implantado em 5 escolas e um CMEI da rede municipal de ensino que são elas:

  1. Escola Municipal Gralha Azul, atende do ensino infantil ao ensino fundamental um total geral de 145 alunos.
  2. Escola Municipal União, atende do ensino infantil ao ensino fundamental um total geral de 310 alunos.
  3. Escola Municipal Udir Cantu, atende do ensino infantil ao ensino fundamental um total geral de 256 alunos.
  4. Escola Municipal Irmã Dulce, atende do ensino infantil ao ensino fundamental um total geral de 364 alunos.
  5. Escola Municipal Jardim Primavera, atende do ensino infantil ao ensino fundamental um total geral de 448 alunos.
  6. CMEI Enedina Colla atende o ensino infantil no total de 127 crianças.
A escolha dessas escolas foi devido ao espaço físico, por estruturas de hortas já existentes e pela vulnerabilidade social.

Em parceria com a Secretaria de Agricultura, um agrônomo fez vistorias nas escolas orientando o local adequado para a construção das hortas, organizando as demais existentes, bem como dando suporte para a implantação de composteira, que será utilizada para produzir o próprio adubo para as hortas de forma natural e gratuita.

Para cada escola e CMEI foi contratado um estagiário de agronomia que organiza os espaços para receber as crianças que serão os protagonistas de todo esse processo da utilização da horta, desde o plantio até a colheita, os quais terão acompanhamento e orientação do professor e também do estagiário que traz contribuições para a execução e o entendimento de todas as atividades por elas realizadas.

A intenção é de produzir hortaliças como: cenoura, alface, beterraba, rúcula, brócolis, couve-flor, repolho, tomate-cereja, temperos (cebolinha, salsinha, manjericão, alecrim). Além das hortaliças poderá ser cultivado ervas aromáticas, plantas medicinais e frutíferas. Serão cultivadas as hortaliças de acordo com suas características individuais de cada espécie, realizando rotatividade de culturas durante o ano, de acordo com o ciclo e a época de cultivo de cada uma.

Para uma verdadeira efetivação deste projeto, está prevista a manutenção da horta, desta forma, se faz necessário engajar todos que fazem parte da equipe escolar, alunos, pais e comunidade entorno. A coordenação da escola e o estagiário de agronomia deverão elaborar um cronograma semanal de trabalho para a horta, envolvendo todas as séries e nos finais de semana fazer uma escala com os pais e voluntários da comunidade.

Para que o trabalho tenha bons resultados, a escola irá propor aos pais e a comunidade um treinamento com o agrônomo sobre técnicas de produção, manuseio e controle alternativo de pragas e doenças, promovendo um melhor entendimento do funcionamento de uma horta.

Os produtos cultivados serão destinados para complementar a merenda escolar, bem como oferecer produtos diferenciados, os quais enriquecerão a alimentação da criança, proporcionando uma melhora no seu desenvolvimento e na qualidade de vida. Se houver uma produção de grande escala, poderá ser distribuída entre as crianças da escola e também entre as pessoas envolvidas neste projeto.

Durante o ano, conforme a colheita, a intenção é de realizar com os alunos as feirinhas, que através destas as crianças terão oportunidade de um aprendizado de educação financeira, gastronomia, sustentabilidade, empreendedorismo, entre outros.