Meu Canteiro
O Projeto apresentado tem como objetivo oportunizar as crianças a vivenciarem situações de aprendizagem com o contato direto na horta. Através da horta escolar e da multidisciplinaridade, muitos assuntos poderão ser abordados para o aprendizado das crianças, como sustentabilidade, empreendedorismo, educação ambiental, qualidade de vida entre outros. Os temas tratados em sala de aula poderão ser trabalhados na prática, dessa forma a criança terá um entendimento melhor do que foi proposto, onde os questionamentos poderão surgir com mais facilidade bem como as respostas.
Este projeto não visa somente o conhecimento de como se organiza e se mantém uma horta, mas sim, de toda uma construção de conhecimentos com reais significados para a criança e também para quem está auxiliando nesse processo.
Além da participação das crianças, é de suma importância buscar a integração de todos que participam da escola, seja das merendeiras, zeladoras, professores, gestores, dos pais, e da comunidade ao entorno, proporcionando troca de experiências, promovendo a conscientização ambiental, influência nas escolhas alimentares, entre outros valores, levando -os para a vida prática das pessoas.
Justificativa
Nunca foi tão falado em sustentabilidade, meio ambiente e qualidade de vida como nos dias de hoje. Dessa forma, o projeto ‘MEU CANTEIRO” tem o intuito de plantar uma sementinha nessa nova geração no sentido de colaborar para as reflexões sobre o uso da terra, conscientização a respeito da importância da alimentação saudável, da preservação ambiental, da sustentabilidade, e ainda, contribuir para que sejam multiplicadores de boas práticas e de futuros empreendedores. Neste contexto, a construção de hortas escolares é oportunizar as crianças a terem uma real vivência e experiência de serem protagonistas de todo esse processo.
O contato direto com a terra, as diversas descobertas do que ela pode proporcionar, o dia a dia acompanhando a evolução de todo o trabalho realizado, desde o plantio até a colheita e os cuidados necessários para a sua manutenção, tudo isso, é sem sombra de dúvidas uma educação diferenciada, quer resgata valores, que promove transformação, renovação e dá sentido à aprendizagem.
Além de ser um ensino-pedagógico é uma proposta coletiva, que busca incentivar a participação dos pais e da comunidade, contribuindo para integração das famílias, promovendo afetividade, trabalho em equipe e o lazer, acreditando na transformação social. Dessa forma, fortalece muito a comunidade, pois os conhecimentos adquiridos podem incentivar o cultivo de uma horta em casa ou até mesmo o aprendizado de uma nova profissão e ao mesmo tempo desperta a consciência ambiental.
Tudo isso, é uma soma de informações que impulsionam o desenvolvimento das crianças para agirem de maneira mais consciente e com responsabilidade preservando a natureza, para que futuras gerações possam usufruir dos benefícios que a terra nos proporciona.
Descrição
Neste primeiro momento o projeto será implantado em 5 escolas e um CMEI da rede municipal de ensino que são elas:
- Escola Municipal Gralha Azul, atende do ensino infantil ao ensino fundamental um total geral de 145 alunos.
- Escola Municipal União, atende do ensino infantil ao ensino fundamental um total geral de 310 alunos.
- Escola Municipal Udir Cantu, atende do ensino infantil ao ensino fundamental um total geral de 256 alunos.
- Escola Municipal Irmã Dulce, atende do ensino infantil ao ensino fundamental um total geral de 364 alunos.
- Escola Municipal Jardim Primavera, atende do ensino infantil ao ensino fundamental um total geral de 448 alunos.
- CMEI Enedina Colla atende o ensino infantil no total de 127 crianças.
Em parceria com a Secretaria de Agricultura, um agrônomo fez vistorias nas escolas orientando o local adequado para a construção das hortas, organizando as demais existentes, bem como dando suporte para a implantação de composteira, que será utilizada para produzir o próprio adubo para as hortas de forma natural e gratuita.
Para cada escola e CMEI foi contratado um estagiário de agronomia que organiza os espaços para receber as crianças que serão os protagonistas de todo esse processo da utilização da horta, desde o plantio até a colheita, os quais terão acompanhamento e orientação do professor e também do estagiário que traz contribuições para a execução e o entendimento de todas as atividades por elas realizadas.
A intenção é de produzir hortaliças como: cenoura, alface, beterraba, rúcula, brócolis, couve-flor, repolho, tomate-cereja, temperos (cebolinha, salsinha, manjericão, alecrim). Além das hortaliças poderá ser cultivado ervas aromáticas, plantas medicinais e frutíferas. Serão cultivadas as hortaliças de acordo com suas características individuais de cada espécie, realizando rotatividade de culturas durante o ano, de acordo com o ciclo e a época de cultivo de cada uma.
Para uma verdadeira efetivação deste projeto, está prevista a manutenção da horta, desta forma, se faz necessário engajar todos que fazem parte da equipe escolar, alunos, pais e comunidade entorno. A coordenação da escola e o estagiário de agronomia deverão elaborar um cronograma semanal de trabalho para a horta, envolvendo todas as séries e nos finais de semana fazer uma escala com os pais e voluntários da comunidade.
Para que o trabalho tenha bons resultados, a escola irá propor aos pais e a comunidade um treinamento com o agrônomo sobre técnicas de produção, manuseio e controle alternativo de pragas e doenças, promovendo um melhor entendimento do funcionamento de uma horta.
Os produtos cultivados serão destinados para complementar a merenda escolar, bem como oferecer produtos diferenciados, os quais enriquecerão a alimentação da criança, proporcionando uma melhora no seu desenvolvimento e na qualidade de vida. Se houver uma produção de grande escala, poderá ser distribuída entre as crianças da escola e também entre as pessoas envolvidas neste projeto.
Durante o ano, conforme a colheita, a intenção é de realizar com os alunos as feirinhas, que através destas as crianças terão oportunidade de um aprendizado de educação financeira, gastronomia, sustentabilidade, empreendedorismo, entre outros.